CNH Social Detran 2017: Como conseguir

A CNH Social para quem não conhece, trata-se de um recurso ofertado pelo governo e tem como objetivo principal fazer com que as pessoas de baixa renda que não tem como pagar sua Carteira Nacional de Habilitação possam ter acesso a mesma de forma gratuita. As mulheres são as mais beneficiadas, pois acredita-se que elas são as mais prejudicadas, principalmente em relação as outras categoria como a C, D e E que são vistas como destinadas somente aos homens. Para quem deseja saber como requerer a CNH Social Detran 2017, poderá conferir o passo a passo que trouxemos.

CNH Social Detran 2017

O que é CNH Social Detran 2017

É direito de todos aprender a dirigir e principalmente poder ter a permissão para sair as ruas, ou seja, por meio de uma Carteira Nacional de Habilitação. Mas nem todos tem condições de arcar com as despesas para tirar a CNH e é por isso que o governo lançou a CNH Social. Essa é uma grande oportunidade para melhorar a vida de muitas pessoas que se encontram em situação financeira vulnerável e não tem condições de pagar a sua habilitação, afinal com a CNH em mãos, é possível encontrar um emprego que precise saber dirigir e que ofereça melhores condições de trabalho.

A CNH Social poderá ser solicitada tanto por aquelas pessoas que não sabem dirigir e não possuem a CNH como também pode ser solicitada por quem deseja trocar de categoria. Para conseguir essa CNH Social, será preciso se inscrever no processo seletivo e para não se confundir, a CNH Social também pode ser conhecida como Habilitação Social ou CNH Popular.

Como participar do processo seletivo CNH Social

Para quem se interessou pelo programa, saiba que é bem simples de se inscrever para conseguir a CNH Social, basta ir até uma unidade do Detran ou órgão da sua cidade que seja responsável por resolver os assuntos relacionados ao trânsito e se informar sobre a CNH Social, ou seja, se informar se na sua cidade há a oferta da mesma. Procure saber também sobre o prazo de inscrição e também sobre o processo seletivo. Geralmente as inscrições são feitas através do site do Detran ou Ciretran ou o órgão responsável pelo trânsito de sua cidade.

Os requisitos para participar do processo seletivo para a CNH Social são:

  • Estar desempregado há mais de um ano
  • Candidatos que nunca tiveram experiência profissional, mas que não tenham carteira de trabalho expedida a pelo menos um ano,
  • Beneficiário do Bolsa Família
  • Alunos matriculados na rede pública de ensino com bom desempenho escolar
  • Empregados que recebam até 2 salários mínimos
  • Ex-presidiários
  • Pequeno agricultor que receba receita bruta de até dois salários mínimos.

Veja também: CNH grátis 2017

Vale informar que os candidatos deverão saber ler e escrever, pois será preciso realizar o exame teórico e o exame prático. Além disso, será preciso portar CPF, carteira de identidade, ser responsável pelos seus atos penalmente, não estar impedido de solicitar a CNH. A CNH Social está disponível para todas as categorias e por isso todos podem participar e se inscrever. Aproveite essa oportunidade de sair dirigindo e ter permissão para tal ato.