e-CNH: Como funciona, cadastro

Para quem não conhece, o e-CNH na verdade trata-se de um Sistema de Controle da Obtenção da Primeira Habilitação, Renovação, Adição ou Melhoria de Categoria e Reabilitação da Carteira Nacional de Habilitação. O e-CNH é um atendimento online que integra todos os envolvidos no atendimento ao cidadão em um único ambiente online, reduzindo a necessidade de papéis, dinamizando a prestação dos serviços e simplificando os procedimentos. Para quem deseja saber mais sobre o e-CNH: Como funciona, cadastro, trouxemos algumas informações importantes sobre esse novo sistema.

e-cnh

Como funciona o e-CNH

Como já dissemos, o e-CNH é um sistema que permite que seus usuários tenham acesso por meio da internet para saber sobre diversos assuntos relacionados a Carteira Nacional de Habilitação. É por meio desse sistema, que é possivel acompanhar a abertura de processos referentes à obtenção e/ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação, quanto médicos, psicólogos, Centros de Formação de Condutores e Ciretrans – Circunscrições Regionais de Trânsito dão andamento aos fluxos relativos à emissão do documento.

e-cnh 2

Para os cidadãos brasileiros ou até mesmos os estrageiros que desejam iniciar o processo de registro da Carteira de Habilitação Estrangeira, poderão realizar todos esses procedimentos por meio do e-CNH com facilidade, sem precisar sair de casa. O e-CNH traz uma série de inovações, como a transmissão de dados online e em tempo real e a identificação dos responsáveis pelo envio de informações ao banco de dados do Detran por intermédio de Certificação Digital (e-CPF) e reconhecimento biométrico de impressões digitais.

Programa de instalação e-CNH

O e-CNH conta com um dispositivo de segurança que precisa ser configurado e também um scanner de leitura biométrica das impressões digitais. Para que esse programa seja instalado, foi desenvolvido um padrão de programa instalador que abrange alguns dos certificados e scanners utilizados pelos usuários.

Para baixar o programa, acesse o site https://www.e-cnhsp.sp.gov.br/ e clique na opção “Instalador e-CNHsp” que está no canto esquerdo inferior da tela para baixar o programa. Salve o arquivo .exe em uma pasta de seu microcomputador (como a Área de Trabalho ou Meus Documentos).

e-cnh

O segundo passo é conectar os dispositivos de biometria e de certificação digital ao computador. Logo após, clique com o botão esquerdo do mouse no arquivo .exe que foi salvo anteriormente.  Depois disso é só seguir o passo a passo que será apresentado para que a instalação seja concluida. Depois da instalação concluida fica mais fácil de realizar suas consultas e cadastros.

Se você ainda não entendeu como o e-CNH funciona ou deseja obter mais informações a respeito desse novo programa, saiba mais através do link http://tiraduvidas.e-cnhsp.sp.gov.br/duvidas_cidadao.html. Aqui todas as suas dúvidas serão sanadas e você poderá conferir todas as informações que precisa, inclusive sobre o que fazer caso não tenha um computador em casa.