Habilitação Social: Como requerer, passo a passo

A Habilitação Social é um recurso proporcionado pelo governo e tem como objetivo principal oportunizar as pessoas de baixa renda que não tem como pagar sua Carteira Nacional de Habilitação possam ter acesso a mesma. As mulheres são as mais beneficiadas, pois acredita-se que as mulheres são as mais prejudicadas, principalmente quando falamos na categoria C, D e E. Por isso trouxemos algumas informações logo abaixo sobre a Habilitação Social e como requerer a mesma.

Habilitação Social adquira

Do que se trata Habilitação Social

Todas as pessoas têm o direito de aprender a dirigir e principalmente de ter a permissão para dirigir, ou seja, ter acesso a Carteira Nacional de Habilitação, porém quem está em condições financeiras vulnerável ou baixa renda e não tem como pagar sua habilitação, poderá requerer a sua Habilitação Social. Essa é uma grande oportunidade para melhor a vida de muitas pessoas, pois com a CNH, muitas pessoas terão a chance de encontrar um emprego que precise saber dirigir e que ofereça melhores condições de trabalho.

A Habilitação social pode ser solicitada tanto por pessoas que desejam tirar sua primeira CNH ou para quem está pensando em trocar a categoria de sua CNH. As pessoas que estão desempregadas, poderão se inscrever no processo seletivo e alguns lugares, a Habilitação Social também é chamada de CNH Social ou então CNH popular.

Habilitação Social adquirir

Como participar do processo seletivo Habilitação Social

Para participar do processo seletivo da Habilitação Social é muito simples, pois o primeiro passo é ir até o Detran ou o órgão de sua cidade que seja responsável pelos assuntos que envolvem o trânsito e saber se essa unidade aderiu a oferta da Habilitação Social. Informe-se também sobre o prazo de inscrição e também sobre o processo seletivo. Normalmente as inscrições são feitas através do site do Detran ou Ciretran ou o órgão responsável pelo trânsito de sua cidade.

Os requisitos para quem deseja ter acesso a Habilitação Social são: estar desempregado há mais de um ano, candidatos que nunca tiveram experiência profissional, mas que não tenham carteira de trabalho expedida a pelo menos um ano, beneficiário do Bolsa Família, alunos matriculados na rede pública de ensino com bom desempenho escolar, empregados que recebam até 2 salários mínimos, ex-presidiários e pequeno agricultor que receba receita bruta de até dois salários mínimos.

Habilitação Social

É importante informar que os candidatos a Habilitação Social saibam ler e escrever, pois terão que passar pelo exame teórico e exame prático. Além do mais é preciso ter CPF, carteira de identidade, ser responsável pelos seus atos penalmente, não estar impedido de solicitar a CNH. A Habilitação Social está disponível para todas as categorias, portanto todos os interessados podem se inscrever e concorrer. Aproveite essa oportunidade de sair dirigindo e ter permissão para tal ato.