Passos para renovar a carteira de motorista

Quando a Carteira Nacional de Habilitação estiver vencida, é preciso fazer a renovação e esse processo é bem simples, mas algumas pessoas não sabem como funciona e é por esse motivo que trouxemos algumas informações sobre os Passos para renovar a carteira de motorista. Lembrando que o prazo para renovação da sua CNH é de até 90 dias após o vencimento. Veja como o processo funciona.

Passos para renovar a carteira de motorista

Passos para renovar a carteira de motorista

O primeiro passo para renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação é agendar esse processo via internet através do link do Detran do seu estado, tomamos como exemplo o Detran de São Paulo, cujo link é https://www.e-cnhsp.sp.gov.br/gefor/GFR/candidato/cadastro/preCadastro.do?method=iniciarRenovacao. É preciso realizar esse agendamento e escolher a unidade do Detran, Ciretran ou Poupatempo, vai depender do seu estado e cidade e confirmar o agendamento de acordo com os dias a horários disponíveis.

Após confirmar os dados de agendamento, o motorista prcisará realizar o exame médico que é parecido com o exame realizado para tirar a primeira habilitação. Esse é um detalhe muito importante, quando tiramos a primeira habilitação, a mesma é válida por um ano e depois precisa ser renovada, porém quando se trata dessa primeira renovação, não é preciso realizar o exame médico conhecido como exame de aptidão física e mental.

Renovação da CNH

É preciso ser aprovado no exame médico para dar continuidade no processo de renovação da CNH e o próximo passo é pagar a taxa de emissão de renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Depois de pagar essa taxa, o próximo passo é voltar a unidade de atendimento e apresentar os documentos que eles solicitarem. Feito isso, é só aguardar o prazo estabelecido pela unidade e retirar a sua Carteira Nacional de Habilitação no mesmo local que realizou a renovação ou então escolher pela opção de receber em casa, porém será cobrado uma taxa de entrega.

Em alguns casos, o motorista também precisará se submeter a avaliação psicológica, mas neste caso é somente com o encaminhamento do médico que realizará o exame de aptidão física e mental. Acontece em casos de motoristas de caminhão ou taxi, que usam muito o veículo para trabalharem e viajam bastante com os mesmos. Depois de renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação, a mesma terá validade de até 5 anos, salvo os casos de motoristas com idade superior a 65 anos, onde o período de renovação é a cada 3 anos.

Renovação CNH motorista

Os documentos necessários para a renovação da sua CNH são: Original e cópia de documento oficial de identificação, com foto e em bom estado de conservação, CPF e Comprovante de Residência. Antes de renovar a sua CNH, acesse o site do Detran do seu estado e cidade e veja os valores das taxas e confirme os documentos solicitados.