Como tirar a 2 via do Licenciamento

Para quem tem um veículo, com certeza sabe que é preciso estar sempre em ordem, principalmente com relação aos pagamentos de multas, IPVA e inclusive o licenciamento. Mas nem todo mundo sabe como realizar o licenciamento, afinal é preciso pagar um boleto com um determinado valor que varia de acordo com o modelo de ano do veículo e a data de pagamento também varia de acordo com o final da placa desse veículo. Para quem não sabe Como tirar a 2 via do Licenciamento, vamos explicar detalhadamente como conseguir ter acesso a esse licenciamento e claro, andar dentro das leis do Detran.

Como tirar a 2 via do Licenciamento

O que é Licenciamento

Algumas pessoas já pagaram o licenciamento de seus veículos, pois esse valor é cobrado de acordo com o final da placa e geralmente começa no mês de abril, ou seja, veículos terminados com o número 1 devem pagar o licenciamento no mês de abril, veículos com placa terminado com o número 2 pagam o licenciamento em maio, final 3 deve pagar em junho, final 4 em julho, final 5 e 5 em Agosto, final 7 em setembro, final 8 em outubro, final 9 em novembro e por fim o final 0 em dezembro. Para caminhão a tabela é diferente, sendo final 1 e 2 em setembro, final 3, 4 e 5 em outubro, final 6, 7 e 8 em novembro e final 9 e o em dezembro.

Como tirar a 2 via do Licenciamento

O licenciamento não tem uma data correta para ser pago, ou seja, o proprietário do veículo tem desde o primeiro até o último dia do mês para acertar o licenciamento de seu veículo. É importante que esse prazo seja respeitado, caso contrário o proprietário do veículo estará correndo um risco de ter o seu veículo apreendido por estar irregular com os pagamento segundo as leis do Detran.

Como tirar a 2 via do Licenciamento

Geralmente quando se trata de licenciamento de veículo, não é enviado um boleto como no caso do IPVA, por isso é preciso ter acesso ao site do Detran do seu estado para conseguir emitir o boleto para pagamento. Nesse caso é bem simples, basta acessar o site do Detran de seu estado e com o número do RENAVAM, conseguir ter acesso ao boleto e ao valor do licencimento.

tirar a 2 via do Licenciamento

Algumas pessoas deixam para pagar o seguro obrigatório de seus veiculos junto com o licenciamento, o que não seria o correto, já que este seguro deveria ser pago junto com o IPVA. Por isso quando for conferir o seu licenciamento para emitir o boleto de pagamento, não se esqueça de verificar também o seguro obrigatório para não se esquecer de pagar o mesmo. Neste mesmo site você terá acesso a outros pagamentos e saldos devedores se caso houver e poderá imprimir qualquer boleto para pagamento de valores que estiverem em aberto, se caso estiverem e assim estar dentro das leis do Detran.