Detran ES – Simulado, Consulta de Multas, CNH

Localizado na Região Sudoeste, o estado do Espírito Santo é composto por 78 municípios sendo considerado o 4º menor estado brasileiro, sua capital é o município de Vitória, no entanto sua cidade com maior população é o município da Serra.

Detran ES

Afim de regulamentar e organizar as leis de trânsito em todos os municípios do estado, o Detran ES, com sua sede localizada em Vitória, fiscaliza os condutores, implementa políticas de trânsito, fornece documentação e auxilia no processo de obtenção da primeira habilitação, além de possuir postos em toda a região.

Detran ES

O Detran-SE possui também um sistema informatizado, no qual a população pode realizar consultas, obter informações e agilizar processos burocráticos referentes a CNH ou documentação de veículos, além disso, no ano de 2014, o Estado adotou o uso do Whatsapp para prestar serviços à população por meio do número (27) 99851-7910.

Simulado

As provas tanto teóricas quanto práticas são passos decisivos no processo de obtenção, atualização ou recuperação de uma CNH, por isso, o Detran-ES possui em seu site um simulado com 30 questões para que os interessados possam praticar os seus conhecimentos e se preparar para os testes que enfrentarão.

A população pode acessar o simulado no próprio site do Detran-ES e logo na primeira página encontrarão a opção “simulados”, ao clicar no link serão automaticamente direcionados para uma página com as questões a serem respondidas. O simulado online para o estado do Espírito Santo não possui um cronômetro ou tempo máximo, por isso o candidato pode se concentrar apenas em responder as perguntas referentes a legislação de trânsito, condutas do condutor e mecânica do veículo.

Consulta de Multas

Ser autuado não é uma situação confortável para um condutor, especialmente se não possui sua CNH definitiva ou está prestes a perder a habilitação por excesso de infrações. Independentemente da situação, o melhor é sempre ser responsável e evitar qualquer tipo de manobra arriscada que possa causar dano a si mesmo ou ao próximo, no entanto, caso não seja possível evitá-las é imprescindível que os condutores acompanhem sua situação junto ao Detran-ES, pois o número de pontos na CNH é limitado.

Para ajudar nessa tarefa, o Detran-ES possui em seu site uma consulta de multas, na qual o condutor pode saber mais sobre seu status, bem como o do seu veículo. Para acessar tal ferramenta, o interessado deve entrar no site do Detran-ES e na primeira página preencher os campos com o número do Renavam e da placa do seu veículo e selecionar a opção “multas”, dessa forma, poderá se inteirar das infrações cometidas e sua situação junto as leis de trânsito.

CNH

A Carteira Nacional de Habilitação, CNH, é o objetivo de muitos jovens e por isso há uma grande busca por esse serviço, no entanto é importante estar atento aos passos a serem seguidos, bem como a documentação necessária e como proceder. Além de ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e possuir CPF, no Estado do Espírito Santo o candidato deve:

  • 1- Dirigir-se a um centro de formação de condutores, CFC, com cópia e original do CPF, comprovante de residência, carteira de identidade e foto 3×4;
  • 2- Ir até um dos postos do Detran-ES para cadastro da biometria;
  • 3- Realizar os exames médicos e psicológicos em uma clínica credenciada do Detran-ES;
  • 4- Se apto, iniciar as aulas práticas e ao fim os exames respectivos;
  • 5- Ao término do processo e aprovado em todos os exames prestados, o candidato pode retirar a sua CNH no posto do Detran em que deu início ao processo em um período de 5 dias úteis.

Todas as taxas e exames realizados, devem ser pagos à vista diretamente nas clínicas credenciadas ou em qualquer banco e/ou lotérica.