Detran MS – Simulado, Consulta de Multas, CNH

O Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul, Detran MS, é o órgão máximo executivo de trânsito e está vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, a Sejusp.

Embora tenha sido criado em janeiro de 1979, foi só em 1986 que conquistou categoria de autarquia. Este é o órgão responsável por colocar em prática o que está previsto em lei no que se refere ao trânsito, com o objetivo de exigir seu cumprimento, ou seja, é responsável pelo registro de veículos e condutores.

Detran MS

Detran MS

O atendimento do Detran-MS é disponibilizado nos 79 municípios do interior do estado e na capital, além da Agência-Sede, existem postos de atendimento em quatro pontos conhecidos como “Fácil”, há ainda agências em dois shoppings centers.

Um novo modelo de gestão vem sendo implantado desde o início de 2015, esse modelo prioriza a qualificação do servidor público, investindo também na mudança de comportamento, virtualização de processos, modernização e qualidade na prestação de serviços, com recursos técnicos e readequação de procedimentos.

Simulado

Simulado do Detran-MS é uma página cujo objetivo é ajudar na preparação para a prova teórica para aqueles que pretendem tirar ou renovar a CNH. O site do Detran-MS não possui prova/simulado para ajudar na preparação do teste teórico, mas o público pode usar o simulado que contém mais de 1200 questões.

O simulado não é importante apenas para a prova Detran-MS, mas também para os demais estados.

O simulado pode ser feito online no site www.simuladododetran.net.br/simulado-detran-ms/. O site é gratuito e o simulado do Detran Mato Grosso do Sul pode ser feito quantas vezes forem necessárias. Os usuários têm duas opções: usar um teclado virtual do mesmo modelo que será utilizado na prova ou fazer de maneira convencional.

O site simulado do Detran oferece simulados com 30 ou 40 questões, perguntas de nível mais difícil, entre outras.

Os candidatos que estiverem off-line também podem fazer o simulado baixando o aplicativo do simulado Detran MS. O aplicativo possui um banco com centenas de questões das matérias cobradas na prova e mais, explicações sobre placas de trânsito e infrações.

 

Consulta de multas

Para os condutores que cometeram alguma infração de trânsito, é importante consultar as notificações recebidas para evitar, assim a perda da Carteira Nacional de Habilitação, CNH. As consultas podem ser feitas por meio do site do Detran-MS, acessando o link www.detran.ms.gov.br/consulta-de-multas/. É necessário ter o número da placa e do Renavam em mãos.

CNH

Os candidatos que desejam dar início ao processo de primeira habilitação, devem ter dezoito anos completos e ser alfabetizados, além de:

  1. Iniciar o pré-cadastro no link www.detran.ms.gov.br/primeira-habilitacao/ ou procurar um Centro de Formação de Condutores, CFC;
  2. Apresentar cópia do documento de identificação, conforme portaria vigente, CPF e comprovante ou declaração de residência.

As categorias iniciais para a primeira habilitação são: ACC, ACCB, A, B ou AB.

Exames e participação em cursos de formação serão exigidos de acordo com a seguinte ordem:

  1. Avaliação psicológica;
  2. Exame de aptidão física e mental;
  3. Curso teórico-prático (mínimo de 45 horas-aula);
  4. Exame teórico-técnico;
  5. Curso de prática de direção veicular (mínimo 25 horas-aula, das quais 5 horas-aula realizadas em simulador)

Para candidatos com deficiência física, além do exame de aptidão física e mental, é necessário passar por uma junta médica. Após a conclusão do Curso Teórico, o candidato deverá procurar um CFC credenciado que possua veículo adaptado, para a realização do Curso de Prática de Direção Veicular. Hoje as empresas que possuem esses veículos são: CFC Grand Prix – 13 de maio (Campo Grande), CFC San Marino (Campo Grande) e Grand Prix (Dourados).

O Detran-MS disponibiliza curso prático, gratuitamente, aos candidatos com deficiência nos municípios que não possuem CFC com veículo adaptado.