Detran PI – Simulado, Consulta de Multas, CNH

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí, Detran PI, é vinculado à Secretaria de Cidades do estado, possui personalidade jurídica, autonomia administrativa, operacional e financeira. Sua finalidade é disciplinar e fiscalizar os serviços de trânsito e tráfego no âmbito de competência do estado e sua sede e foro se encontram na cidade de Teresina.

Detran PI

Detran PI

O simulado Detran-PI que é online e gratuito e é a maneira ideal para treinar para a prova teórica. Esse simulado contém as principais questões da prova teórica oficial e o nível de dificuldade é crescente. Mesmo depois da prova teórica, o conhecimento teórico ainda é indispensável para o sucesso nas aulas e o exame prático. Os simulados são uma excelente maneira de revisão dos conteúdos, corrigindo erros, recapitulando e memorizando.

As matérias contempladas no simulado são: direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito, meio ambiente, cidadania, sinalização de trânsito, multas, educação no trânsito, infrações e penalidades, crimes de trânsito, noções de mecânica e manutenção de veículos, placas de sinalização, normas de circulação e conduta, sistema nacional de trânsito e outras.

O site oficial do Detran-PI não possui um simulado próprio, no entanto os candidatos interessados podem praticar no aplicativo android do Detran disponível na loja Google Play.

Consulta de multas

Para evitar dores de cabeça, os proprietários de veículos do estado do Piauí podem consultar multas no portal taxas.detran.pi.gov.br. É necessário ter em mãos o número da placa e do renavam.

Os motoristas devem ficar atentos, pois desde 2016 os valores das multas foram reajustados, com aumento de 52% a 66% para quem trafega em vias públicas. O objetivo das organizações públicas com a adoção desses reajustes é minimizar as infrações de trânsito e aumentar a segurança de quem dirige em qualquer via pública.

O site oficial do Detran-PI também possui, em sua página inicial, uma consulta de pontos na CNH para que os interessados possam obter mais informações sobre sua situação perante ao Detran.

CNH

Para os moradores do estado do Piauí interessados em tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação, CNH, os documentos exigidos são os seguintes:

  • Cópia de identidade, reconhecida pela Legislação Federal;
  • Cópia do CPF;
  • Comprovante de residência autenticado (no caso de o comprovante de residência ser registrado em nome do cônjuge, é necessária a apresentação da certidão de casamento);
  • A apresentação de fotografia não é necessária, já que ela será obtida por meio do projeto Detran-Digital no próprio local;
  • Taxa de serviço do Detran.

E os procedimentos são:

  • Dirigir-se a uma agência do BB, CEF ou correspondente bancário para efetuar o pagamento da taxa;
  • De posse da documentação, procurar o Detran (capital), Ciretran (interior) ou um CFC de sua preferência para formar o processo;
  • Realizar os exames médico e psicológico;
  • Apto nos exames e de posse do Certificado de Direção Defensiva. Marcar e realizar o exame de legislação;
  • Apto no exame de legislação, requerer LADV (Licença de Aprendizagem de Direção Veicular) e realizar o curso prático de direção;
  • De posse do certificado de direção veicular, marcar o exame prático de direção;
  • Apto no exame, aguardar a entrega da permissão no Detran ou Ciretran.