Perda de Documento de Carro: Como informar

Muitas pessoas passam por um momento desagradável que é perder o documento do carro e quase sempre não sabem o que fazer quando isso acontece. Mas não se preocupe, pois se o seu caso é de quem perdeu o documento do carro, nós trouxemos algumas informações importantes sobre a Perda de Documento de Carro: Como informar. Saiba mais e veja qual o passo a passo.

Perda de documento carro 2

Perda de Documento de Carro

Perder os documentos causa uma dor de cabeça imensa, ainda mais quando se trata do documento do carro que dá um certo trabalho para providenciar a segunda via e o pior de tudo é que a falta do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, a CRLV, impede a circulação do veículo até que um novo documento seja emitido.

Por isso, o primeiro passo para quem perde o documento do carro é registrar o boletim de ocorrência para que perda do mesmo seja informada. Isso vale tanto para o documento do carro como a Carteira Nacional de Habilitação. Essa medida é extremamente importante, pois isso acaba impedindo que o documento seja usado por outra pessoa de forma ilícita.

Perda de documento carro 3

Em algumas regiões, é possível fazer o boletim online, mas é claro que antes de tudo é preciso confirmar a procedência do site e se ele realmente faz parte da Secretaria de Segurança Pública. No caso de São Paulo, é possível contar com este recurso online. Vale lembrar que muitas pessoas acham que quando se faz o boletim de ocorrência, já pode sair com o carro que tudo está correto, mas não é bem assim, afinal o boletim de ocorrência não substitui o documento.

A segunda via do documento veicular pode ser solicitado em qualquer unidade do Detran do seu estado. Em algumas cidades, é possível fazer essa solicitação por meio do Poupatempo e para isso é preciso agendar antes de ir até a unidade. Muitas pessoas pensam que o CRV (Certificado de Registro de Veículo) que também é conhecido como um documento de compra e venda do veículo, pode ser usado em casos de perda do documento, mas engana-se quem pensa assim, pois o CRV na verdade atesta a propriedade do veículo, mas não diz se o mesmo está em condições de transitar pelas rodovias.

Perda de documento carro

Vale lembrar que sem o CRLV, o veículo em trânsito será apreendido até a regularização dos papéis. Com a ausência da CNH, o motorista está impossibilitado de dirigir. Com a falta do CRLV, a infração é leve e com multa. Nesse caso, o carro fique retido até que o condutor apresente a segunda via do documento. Para a segunda via há um custo que muda de uma região para a outra e geralmente demora cerca de três dias úteis para ficar pronto.