Como conseguir Comprar Carro com Isenção?

Muitas pessoas tem dúvidas a respeito da isenção das taxas quando vão comprar um carro. Na verdade essa isenção acontece para as pessoas que tem necessidades especiais e elas muitas vezes acabam abrindo mão de dirigir justamente por não ter o conhecimento sobre o direito a carteira de habilitação ou comprar um carro com isenção. Para quem deseja saber sobre como conseguir comprar carro com isenção, poderá conferir as informações que trouxemos a respeito desse assunto.

Como conseguir Comprar Carro com Isenção?

Como comprar um carro com isenção

Independente da deficiência da pessoa, podendo até mesmo ser um movimento limitado por conta de uma cirurgia, porém só um laudo médico poderá afirmar a necessidade de um veículo adaptado as suas necessidades. Nesse caso é possível obter a isenção de alguns impostos na hora de comprar o seu veículo.

–>> Conheça o Guia Carro com Isenção

Algumas pessoas tem um certo preconceito em relação a carteira de motorista, pois pensam que na mesma vem escrito deficiência física, mas não é bem assim, na CNH vem discriminado apenas o tipo de veículo que o condutor está apto a dirigir e em relação as taxas, estas são reduzidas entre 25% e 30% sobre o valor do veículo.

Passo a passo para isenção das taxas na compra de um carro

1. Laudo médico
O primeiro passo para a compra de um carro, é ter em mãos um laudo médico que aponte a deficiência.  Mas tudo claro, dentro da lei.

2. Exame em clínicas credenciadas pelo Detran
A pessoa passa por um exame feito por dois médicos de especialidades diferentes, que avaliam se a mesma tem necessidade de guiar um carro específico ou adaptado para sua deficiência.

3. Exame prático
A pessoa faz um exame prático de volante, aplicado pelo Detran, em um carro igual ao que ele deve usar se for aprovado.

4. Carteira de Habilitação
Depois de passar no exame prático, o motorista recebe a CNH e nela está discriminado o tipo de veículo que está apto a guiar.

5. Autenticação do Detran
Com a CNH, o motorista retorna à clínica na qual ele passou pela perícia. São feitas sete cópias do laudo e mais seis da Habilitação, que são enviadas para um delegado do Detran autenticar.

6. Isenções de IPI e ICMS
Condutores de automóveis com necessidades especiais têm direito a isenção de alguns impostos na hora da compra do veículo. As isenções de IPI e ICMS devem ser requeridas antes da compra do carro.

7. Compra do veículo
O cliente leva as duas isenções à concessionária, onde se encomenda o veículo.

8. Isenção do IPVA
O condutor documenta o carro novo no Detran sem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Depois, de posse das cópias dos principais documentos, dá-se a entrada no pedido de isenção do IPVA e rodízio obrigatório. Para finalizar o processo, cópias das isenções são levadas à Receita Federal e à Secretaria da Fazenda.

Vale lembrar que no caso de pessoas com problemas mentais, os pais precisam pedir a interdição do mesmo, ou seja, serem responsáveis por assinar e responder por ele. Se no caso a pessoa estiver em plenas faculdades mentais, mas não conseguir assinar por conta de sua deficiência física, poderá fazer uma procuração de fé pública em cartório para alguém que possa assinar pelo mesmo.

–>> Veja um Guia que vai te mostrar passo a passo como seguir comprar Carro com Isenção.

No caso de pessoas com necessidades especiais que não sejam condutoras, a isenção do IPI diminui entre 9% e 15% o valor do automóvel. Os órgãos estaduais não liberam ICMS nem IPVA para proprietários não-condutores.