Como Preencher Recibo de compra e venda de veículo ou moto?

Comprar veículos usados se tornou uma prática comum, uma vez que os juros sobre produtos novos aumentou de maneira significativa nos últimos anos, no entanto, um carro ou motocicleta que já possuíram um dono devem ser transferidos para o novo proprietário.

Como Preencher Recibo de compra e venda

O Departamento de Segurança do Trânsito, Detran, deve ser notificado sobre a troca, tendo total conhecimento da negociação. Com todas essas informações e obrigações, o que muitos indivíduos se perguntam é como preencher o recibo de compra e venda do veículo ou moto e aqui traremos algumas informações.

Como Preencher Recibo de compra e venda

Por ser uma negociação que envolve duas ou mais pessoas, no caso de estacionamentos de veículos, o vendedor deve notificar o Detran quanto a venda de seu veículo e fica a cargo do comprador a transferência de documentação. Caso a transferência não seja feita, o antigo dono do veículo continua com todas as responsabilidades relacionadas ao mesmo, inclusive as multas.

O que é?

O recibo de compra e venda é o documento que comprova a venda de um veículo ou motocicleta. Tal documento deve ser preenchido cautelosamente, pois qualquer rasura o invalida, obrigando a emissão de uma segunda via do mesmo.

Em qualquer compra ou venda de carros ou motos, o Certificado de Registro do Veículo, CRV, e o Documento Único de transferência, DUT, devem ser entregues ao novo dono e preenchido com assinatura reconhecida em cartório de ambas as partes, uma vez que os documentos transferirão as responsabilidades relacionadas ao veículo para o novo proprietário.

Sem a apresentação de tais documentos a transferência não pode ser realizada.

Como preencher?

  • O preenchimento do recibo de compra e venda ou CRV é simples, mas merece muita atenção e cuidado. Para tal, o indivíduo deve:
  • Preencher o dia específico em que a compra ou venda foi efetuada;
  • Informar o valor pago pelo veículo ou motocicleta;
  • Informar o nome do vendedor, bem como o local da compra e os números do CPF e RG do responsável;
  • Assinar o documento e reconhecer a assinatura em cartório;
  • Dar entrada em uma restrição administrativa em algum posto do Detran sob penalidade de multa grave e perda de até cinco pontos.

Ao fim, o vendedor deve encaminhar uma declaração ao Detran comunicando a venda de seu veículo e a transferência. Somente ao término de todas as etapas o vendedor fica isento de suas responsabilidades quanto ao veículo em questão. Todo o procedimento não possui taxas.

Perdi o meu recibo, o que fazer?

Em caso de perda, o proprietário deve entrar em contato com o Detran para solicitar a segunda via do documento. A solicitação é feita mediante apresentação de cópia autenticada juntamente com o original do CPF, RG ou CNH, além de decalque do motor e chassi, vistoria atualizada e declaração de perda do recibo.