Detran PR – Simulado, Consulta de Multas, CNH

O Departamento Estadual de Trânsito, Detran, é o órgão responsável pela organização e fiscalização do trânsito, além da formação dos condutores. O Detran está presente em todos os estados e se certifica de que as leis sejam cumpridas em cada um deles. Neste artigo, saberemos um pouco mais sobre o Detran PR e como realizar consultas, simulados e o processo para obtenção da CNH.

Detran PR

Detran PR

Para facilitar o acesso aos usuários, cada Detran possui um site, no qual todas as informações necessárias estão disponíveis, o link de acesso para o Detran PR é: www.detran.pr.gov.br. Nele, é possível tirar dúvidas referentes as regras de cada estado, uma vez que o sistema informatizado é bastante objetivo e eficaz.

Simulado

Um dos passos para alcançar a tão sonhada habilitação é a prova teórica, para tal o candidato faz um curso denominado CFC e ao término do mesmo deve testar os conhecimentos obtidos nesse período em uma prova feita pelo Detran e aplicada pelo Poupa Tempo. Graças ao avanço da internet, os usuários têm acesso a um simulado online, no qual é possível ter uma experiência muito próxima da realidade, tranquilizando muitas vezes os futuros motoristas.

Para fazer o simulado, é necessário acessar o portal do Detran PR no seguinte link www.simulado.detran.pr.gov.br/detran-prova/simularProva.do?action=iniciarProcesso. A página do simulado dá todas as informações necessárias para que o candidato fique familiarizado com a prova, bem como o tempo limite de 50 minutos que terá para realiza-la, além de fornecer os comandos e os tipos de prova, no caso dos candidatos à 1ª habilitação devem escolher a opção “TEÓRICA”, após seguir os passos, basta clicar no botão “Iniciar” do teclado virtual posicionado ao lado da tela.

O Detran-PR também conta com um aplicativo para smartphones, no qual os interessados em fazer o simulado ou dar entrada na CNH podem acompanhar o status de sua solicitação, bem como uma agenda com os exames que deverá fazer e informações adicionais.

Consulta de Multas

É um processo trabalhoso conseguir a 1ª habilitação e ainda mais responsável mantê-la, por isso as multas devem ser evitadas ao máximo, no entanto, caso tenha recebido alguma multa ou suspeite de alguma infração que tenha cometido, é possível consulta-las por meio do site do Detran PR.

As multas são categorizadas em leve, média, grave e gravíssima, a quantidade de pontos que o condutor perderá está relacionada ao grau de sua infração, por isso é importante estar atento, uma vez que o máximo de pontos que se pode perder em uma CNH é 20. Para evitar a suspensão de sua habilitação, realizar consultas periódicas e não cometer infrações é essencial.

Para realizar a consulta, é necessário acessar o link www.extratodebito.detran.pr.gov.br/detranextratos/geraExtrato.do?action=iniciarProcesso referente a “Consulta Consolidada de Veículos”, ferramenta criada pelo Detran PR para que o condutor possa consultar seu IPVA, seguro DPVAT e o extrato de multas, e preencher os campos com o número do Renavam, a seguir o interessado será redirecionado para a página de consultas e lá poderá saber mais sobre as multas que possui.

CNH

O processo para obtenção da CNH não se difere muito entre os estados, no entanto é importante atentar-se ao fato de que em cada um deles os interessados devem procurar os órgãos específicos para que tal processo seja bem sucedido. Os candidatos que procuram mais informações sobre como conseguir a sua habilitação devem acessar www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=motorista&id=69 e se atentar aos passos que deve seguir:

  • 1- O primeiro passo para iniciar a busca pela CNH é comparecer a uma das unidades do Detran PR;
  • 2- Após confirmar o pagamento da guia fornecida pelo órgão responsável, o candidato deve realizar os exames de aptidão física e psicológica;
  • 3- Com os resultados positivos dos exames em mãos, o candidato ode procurar uma escola de formação de condutores para dar entrada no CFC;
  • 4- Ao término do curso, o interessado deve realizar o exame teórico e dar início as aulas práticas.
  • 5- Por fim, após realizar os exames práticos eser aprovado, receberá a habilitação provisória e após 12 meses terá direito a sua habilitação definitiva.