Dicas para cotação de Seguro de Carros e Motos

Os seguros para carro e moto são a maneira mais eficiente de se prevenir de contratempos e maiores dores de cabeça com um eventual acidente ou roubo, por exemplo, por isso é sempre importante saber mais sobre como proceder no momento da escolha e cotação de seguro para carros e motos.

Dicas para cotação de Seguro

Dicas para cotação de Seguro

Algumas agências bancárias como o Banco do Brasil e o Santander oferecem opções de cotação para seguros de carro e moto. A Porto Seguro também oferece esse serviço. As opções oferecem assistência 24h, cobertura completa, danos a terceiros, cobertura para acessórios, entre outros.

Algumas das vantagens oferecidas aos segurados são: desconto em oficinas especializadas, desconto em acessórios, despachante, serviços emergenciais grátis.

O seguro é um gasto constante e necessário. Os valores variam de acordo com o perfil do motorista, modelo do carro, locais aonde o veículo circula enfim, tudo está relacionado aos riscos que o segurado corre. Levando tudo isso em consideração, os preços podem ser bastantes salgados, por isso é necessário pesquisar.

Como o valor do seguro é calculado?

O valor do seguro é calculado, tendo em vista os serviços de cobertura contratados, como colisão, incêndio, roubo, responsabilidade civil e serviços adicionais. Com base nessas variáveis é calculada a probabilidade de o carro ser roubado, de sofrer algum acidente, o valor que seria necessário pagar de indenização. Claro que em todo esse calculo também entra o lucro da seguradora, as despesas administrativas e a comissão de corretagem.

Para se ter uma ideia melhor, os perfis que mais podem acarretar aumento nos valores de seguro são a idade do condutor, os lugares por onde o veículo circula, os preços as peças de reposição e se o modelo costuma ser alvo de roubos.

Mais Dicas

Algumas dicas para que o consumidor pague um valor menor no seguro são:

  • Deixa-lo na garagem ou estacionamentos fechados. Ter garagem em casa pode diminuir em 25% o valor;
  • O ideal é que os jovens com idade entre 18 e 25 anos sejam condutores eventuais, pois a pouca experiência é outro fator que acaba refletindo no valor do seguro;
  • Equipamentos de segurança contra roubo como rastreadores diminui o risco da seguradora e por isso diminui também o valor. Entretanto, um alerta é feito pelos corretores e executivos de seguradoras, que só vale a pena ter esse tipo de equipamento se ele dor oferecido pela companhia. Caso contrário, os custos com instalação e manutenção não compensam;
  • A cobertura deve ser ideal para o bolso dos condutores, avaliando quais são os itens realmente necessários. Os tipos de cobertura oferecidos são: coberturas completas, parciais, cobertura de responsabilidade civil facultativa, de acidentes pessoais de passageiros;
  • Se o carro for de família, usado eventualmente, sem finalidades comerciais ou de ida e volta diária do trabalho, o valor será automaticamente menor;
  • Caso os segurados não tenham nenhum registro de incidente, o valor também cai;
  • Se o valor do dano for semelhante ao da franquia, não compensa acionar o seguro;
  • O valor da franquia deve ser modificado de acordo com os riscos do segurado;
  • O seguro q é contratado na concessionária pode oferecer mais vantagem;
  • Vale a pena pesquisar melhor a seguradora;
  • Por fim, não mentir para a seguradora com informações equivocadas ou inexatas também é aconselhável.