IPVA 2016 RS: Detran, impressão

Pelo site da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul é possível realizar a consulta do IPVA 2016 para veículos automotores registrados neste estado da região sul do país. Para condutores que pretendem se organizar com o pagamento do imposto para o próximo ano, já é possível consultar a tabela e verificar valores atualizados do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA.

IPVA 2016 RS: Detran, impressão

IPVA 2016 RS

O pagamento, como se sabe, é obrigatório e sua irregularidade pode comprometer a circulação do veículo em ruas e rodovias do Brasil. Se estiver em atraso, o veículo pode ser apreendido. O valor do IPVA é calculado conforme informações do veículo, por exemplo, ano, modelo e valor de mercado. A guia de arrecadação do imposto é gerada pelo Detran e pode ser consultada online, e antecipar o pagamento.

Emitindo a guia de pagamento IPVA 2016 RS

No site da Secretaria da Fazenda do estado do Rio Grande do Sul, os donos de veículos podem consultar o valor do IPVA e também realizar a consulta no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

ipva-rs-consulta-computador

Vale lembrar que, cadastrados no Nota Fiscal Gaúcha podem ter desconto de 5% no IPVA. Sendo que, terminou no dia 31 de outubro o prazo para que o cidadão cadastrado no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) solicitasse o desconto referente a este programa. No entanto, além dele, a Secretaria da Fazenda concede desconto por pagamento antecipação (até 3%) e no programa Bom Motorista (até 15%).

Descontos

No site da Secretaria da Fazenda do estado do Rio Grande do Sul, preencha o formulário com os dados solicitados para ter a guia de pagamento do IPVA. O valor do IPVA pode ser parcelado, normalmente, em até três vezes e a data de vencimento é diferente de acordo com o final da placa do automóvel. No estado do Rio Grande do Sul descontos são oferecidos aos motoristas que escolhem realizar o pagamento antecipado. Seja o pagamento antecipado parcelado, ou o pagamento antecipado à vista.

ipva-rs-2015

Quem escolhe realizar o pagamento parcelado em três vezes, normalmente ganha 3% de desconto na primeira parcela, 2% na segunda e 1% de desconto na terceira e última mensalidade. Em geral, as parcelas vencem em janeiro, fevereiro e março.

Os mesmos descontos, bem como as datas de vencimento, costumam valer para o pagamento integral do IPVA. Quem quitar todo o imposto até o vencimento da primeira parcela recebe 3% de desconto, quem pagar até o vencimento da segunda parcela recebe 2% e quem efetuar o pagamento até o vencimento da terceira parcela pagará 1% a menos.

Já para quem não optar pelo pagamento antecipado, os vencimentos costumam ocorrer entre abril e julho, de acordo com o número final da placa do veículo.