IPVA Bahia: Impressão, passo a passo

A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, anualmente tem seu pagamento obrigatório para proprietários ou responsáveis por veículos. E, para 2015, no Estado da Bahia, deve estar disponível para consultas, parcelamentos, descontos e 2 Via no site do Detran da Bahia em breve.

IPVA Bahia: Impressão

Mudanças nas regras do imposto não foram anunciadas até então e devem ser mantidas como a cobrança anterior. Caso permaneçam, o IPVA no estado da Bahia poderá ser quitado com 10% de desconto, desde que pago em cota única e até o vencimento – que provavelmente deve ocorrer em fevereiro. O desconto para pagamento integral é previsto para todos os contribuintes, independente do final da placa – critério para a data de vencimento do imposto.

ipva bahia

Parcelamento do IPVA Bahia

Para o pagamento parcelado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), condutores ou responsáveis por automóveis devem se atentar ao calendário. De acordo com o último número da placa, serão determinadas as datas de vencimento das parcelas. Neste caso, em geral, não são concedidos descontos no estado da Bahia. Os vencimentos devem ser divulgados ainda este ano pela Secretaria de Estado da Fazenda.

Caso as datas do último calendário sejam mantidas, a primeira parcela, para as placas terminadas em 1 e 2, será em março. No caso das placas com finais 3 e 4, para abril. Em maio, seria a vez dos veículos com placas terminadas em 5 e 6, a primeira parcela das placas finalizadas em 7 e 8 para junho e, em julho, as placas finalizadas em 9 e 0. No entanto, as respectivas datas devem ser confirmadas na divulgação oficial, que deve ocorrer até o mês que vem.

detran-bahia-ipva-2015

Descontos e condições

Caso o contribuinte opte por pagar o IPVA à vista até o vencimento da primeira parcela, poderá receber desconto de até 5%, caso as regras anteriores permaneçam. Se preferir, poderá pagar o valor total do imposto apenas no vencimento da última parcela, no entanto, sem desconto.

Consulta

ipva-bahia-2015

A tabela de consultas pode ser consultada no site do Detran Bahia ou da Sefaz, Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Para a consulta, será necessário o número do RENAVAM e o número da placa do automóvel. Com esses dados em mãos, é possível verificar a guia de recolhimento do IPVA e realizar o pagamento online, de acordo com a disponibilidade desse serviço no banco em que possui conta.