IPVA e licenciamento 2017 MG: Passo a Passo

IPVA e licenciamento 2017 MG. Anualmente é preciso realizar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, conhecido pela sigla IPVA. E no site da Secretaria de Estado de Fazenda é possível emitir o guia de arrecadação IPVA e consultar as datas limites para cada placa de carro. Os prazos são predeterminados de acordo com o último número da placa e, para o estado de Minas Gerais, as orientações já estão divulgadas. Confira na imagem abaixo para não perder os prazos e se deparar com multas por conta de atrasos. Saiba o passo a passo para consultar IPVA e licenciamento 2016 MG.

IPVA e licenciamento 2017 MG

Lembre-se de estar sempre com o comprovante de pagamento em mãos, afinal, é este documento, enviado pelos Correios pelo Detran, que comprova a regularidade do veículo. Em geral, o valor do IPVA, que é obrigatório, tem como base até 6% do preço do modelo e do ano do automóvel.

IPVA e licenciamento 2017 MG

Para realizar a consulta do IPVA, o condutor pode tanto acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, quanto baixar o aplicativo lançado este ano pelo governo de MG. No site da instituição é possível se orientar e baixar o aplicativo nas versões para Android ou iOS.

smartphone-app-mg-licenciamento-ipva

Licenciamento 2017 MG pela Internet

Também é preciso estar regularizado com o pagamento do licenciamento – procedimento feito todo ano e obrigatório. Ele é fundamental para o veículo circular pelas ruas e rodovias e confirma que o automóvel está dentro das normas de segurança e também das regras ambientais do setor automotivo.

Para cada estado, há particularidades e, para Minas Gerais, a consulta, tabela e valores estão disponíveis para orientação dos motoristas que pretendem se organizar em relação a esse imposto para o próximo ano. O departamento responsável pelo licenciamento é o Detran, o mesmo órgão responsável pelas emissões de multas de trânsito e emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

carro-licenciamento-ipva-mg-2015

Para o licenciamento, são realizados testes para confirmar se os automóveis estão em condições perfeitas de circulação em vias terrestres pelo Brasil. E, caso não seja feito licenciamento, o motorista está sujeito a penalidades, como, por exemplo, perda de sete pontos na CNH, e o carro pode ser apreendido se estiver irregular, ou seja, com o documento vencido, sem renovação.

Veículo automotor:

  • Final da placa: 1 Prazo final para Renovação: Abril
  • Final da placa: 2 Prazo final para Renovação: Maio
  • Final da placa: 3 Prazo final para Renovação: Junho
  • Final da placa: 4 Prazo final para Renovação: Julho
  • Final da placa: 5 e 6 Prazo final para Renovação: Agosto
  • Final da placa: 7 Prazo final para Renovação: Setembro
  • Final da placa: 8 Prazo final para Renovação: Outubro
  • Final da placa: 9 Prazo final para Renovação: Novembro
  • Final da placa: 0 Prazo final para Renovação: Dezembro

Veículo registrado como caminhão ou carga:

  • Final da placa: 1 e 2 Prazo final para Renovação: Setembro
  • Final da placa: 3, 4 e 5 Prazo final para Renovação: Outubro
  • Final da placa: 6, 7 e 8 Prazo final para Renovação: Novembro
  • Final da placa: 9 e 0 Prazo final para Renovação: Dezembro