IPVA Trator: Preços, onde consultar

Se você é um produtor agrícola que possui um trator, saiba que agora o seu veículo deve ser emplacado e será cobrado sobre ele os valores de um veículo comum, incluindo o IPVA, essa é uma novidade do mundo agrícola e a decisão de cobrar ipva de veículos como o trator só se tornou lei após uma decisão da presidenta Dilma no fim de 2014. Essa é uma medida regularizadora que agora engloba todos os veículos movidos a motor sendo obrigatória o emplacamento e a cobrança de impostos sobre estes. O IPVA Trator é uma novidade que vai atingir a todos em 2015.

lei-federal-para-ipva-trator-2015
O IPVA Trator é uma nova resolução para que os tratores sejam emplacados.

 

IPVA Trator: Como funciona?

Para entender melhor contexto sobre a taxação dos tratores, você verá aqui nesse post um antes e depois, demonstrando as mudanças da nova lei de emplacamento, logo em seguida você verá como e onde consultar o valor do ipva do seu trator.

ipva-trator-como-calcular

– Sempre existiu IPVA para Tratores?

Não, antes de 2014 o trator não era considerado como um veículo automóvel mas sim uma máquina agrícola automatizada como outra qualquer, dessa forma, o proprietário de um trator não pagava ipva e ainda recebia incentivos fiscais para comprar uma dessas máquinas pois ela é parte fundamental para o crescimento da produção agrícola do país.

– O que muda com a necessidade emplacamento de tratores?

Com a obrigação legal de emplacar tratores, essas máquinas começaram a ser consideradas veículos como quaisquer outros, isso quer dizer que o condutor de um trator pode ser multado pelos mesmos motivos que o condutor de um carro comum, assim como o proprietário de um trator deve pagar o IPVA Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores, da mesma maneira que o proprietário de um carro comum.

– Onde consultar o valor do IPVA de um trator?

Por ser uma novidade, a cobrança de IPVA do trator pode causar certas duvidas na cabeça dos proprietários, a principal delas é: como proceder para pagar o ipva de um trator? Mas essa dúvida é muito fácil de ser resolvida, da mesma forma que um veículo comum: basta consultar o renavam de seu trator no site do DETRAN de seu estado e você saberá qual é o valor do ipva a ser pago.

A lei do emplacamento de tratores visa regulamentar os veículos que podem adentrar a via urbana, e não é muito raro vermos em cidade do interior tratores andando lado a lado com os carros, agora, os tratores também estarão lado a lado com os carros comuns no quesito burocracia, e a cobrança do IPVA deve deixar ainda mais salgada a conta do consumidor final.