Como solicitar o Seguro DPVAT?

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o DPVAT, que existe desde 1974, é um seguro que tem caráter social e indeniza vítimas de acidentes de trânsito, os quais não tiveram apuração de culpa, seja motorista, passageiro ou pedestre.

solicitar o seguro dpvat

O seguro DPVAT 2017 oferece coberturas que contemplam danos de três naturezas: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares.

O pagamento das indenizações é individual, não importando quantas vítimas o acidente tenha causado e mesmo que o veículo não esteja em dia com o seguro DPVAT ou não possa ser identificado, a vítima ou seus beneficiários tem direito á cobertura.

Como solicitar o Seguro DPVAT?

Hoje em dia a seguradora Líder é a responsável pela administração do DPVAT. Uma de suas funções é fazer com que os cidadãos tenham acesso às informações referentes aos benefícios em todo o país. O DPVAT disponibiliza as indenizações para acidentados que se encaixem nas seguintes categorias: despesas médicas, hospitalares, invalidez e morte.

É importante salientar que o DPVAT indeniza os acidentes que ocorreram devido a um problema na via territorial. Esse seguro indeniza os danos que causam impacto à vida e não danos materiais. Os motoristas proprietários de veículos pagam o seguro anualmente.

O prazo para que o pagamento da indenização seja liberado é de 30 dias, sendo necessária a comprovação dos documentos exigidos. O pagamento é feito em conta corrente ou poupança da vítima ou em caso de falecimento, dos beneficiários.

Informações importantes

  • Todos os bancos estão autorizados a creditar o reembolso/indenização na conta corrente dos beneficiários;
  • Somente os bancos Itaú, Bradesco e Caixa Econômica Federal podem efetuar pagamento em conta poupança;
  • Vítimas que não possuem conta bancária devem solicitar junto ao ponto de atendimento uma carta de encaminhamento para que seja feita a abertura de conta poupança impressa em papel timbrado da seguradora e ir a algum dos bancos autorizados (acima mencionados);
  • Para que a Autorização de Pagamento de Indenização do Seguro DPVAT seja solicitada é necessário que a vítima preencha um formulário, que é disponibilizado pela Seguradora Líder, antes de ir ao banco.

Como consultar o andamento do processo de indenização do DPVAT

Para que a consulta do andamento do processo de indenização de DPVAT seja feita é necessário entrar no site da Seguradora Líder e ir ao campo “Acompanhe o processo”. Se o segurado tiver o número do sinistro, que é o evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material, deve proceder da seguinte maneira:

  • Colocar o número do sinistro;
  • Inserir o CPF do beneficiário ou de seu representante legal;
  • Digitar o código de segurança do site e clicar na lupa;

No caso de o segurado não possuir o número do sinistro, deve fazer o seguinte:

  • Informar o CPF do beneficiário ou de seu representante legal;
  • Informar o tipo de cobertura;
  • Informar a data do acidente;
  • Informar a data de nascimento da vítima;
  • Digitar o código de segurança do site e clicar na lupa.