DPVAT 2017: Como encaminhar, quem tem direito

Para quem é acostumado a pagar o IPVA dos veículos todos os anos, sabe que o seguro DPVAT também é um recurso que deve ser pago anualmente, sendo chamado de seguro obrigatório. O DPVAT é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres.

O Seguro obrigatório refere-se ao seguro de indenização às vítimas de acidentes de trânsito. Para dar entrada no DPVAT é muito simples. Para você que deseja saber mais sobre o DPVAT 2017: Como encaminhar, quem tem direito, confira as informações que trouxemos.

DPVAT 2017

Como encaminhar DPVAT 2017

O Seguro obrigatório como já falamos cobre vidas no trânsito, indeniza as vítimas de acidentes causados por veículos automotores que circulam pelas vias terrestres. Mas tem algumas coisas que o DPVAT não cobre que é acidentes causados por trens, barcos, bicicletas e aeronaves. O seguro obrigatório também não cobre danos materiais como roubo, colisão ou incêndio do veículo.

O DPVAT 2017 cobre apenas os danos pessoais, ou seja, morte, invalidez permanente e/ou reembolso de despesas médicas. O mesmo poderá ser solicitado até três anos depois do acidente.

Seguro DPVAT

O Valor do DPVAT depende do tipo do veículo, modelo ano de fabricação e outras informações específicas. O Pagamento do DPVAT seguro obrigatório poderá ser realizado em uma única vez, sendo o pagamento à vista e também poderá ser parcelado em três vezes. Mas para isso é preciso gerar uma guia do seguro pela internet e pagar o mesmo dentro do prazo para não correr o risco de ficar em uma situação irregular e nem perder os descontos ofertados para o pagamento à vista ou das parcelas.

Para vítimas que sofreram um acidente de trânsito e este se encaixa no seguro obrigatório, poderá receber uma indenização. O valor da indenização do seguro obrigatório, nos casos de morte, deve ser o valor estipulado pela Lei 6194/74, não podendo o Conselho Nacional de Seguros Privados ou a SUSEP, através de Resoluções e Circulares, reduzir o valor fixado por lei.

Seguro obrigatório

No entanto os valores são de 13.500,00 por vítima em caso de morte, até 13.500,00 por vítima, para invalidez permanente, de acordo com a gravidade das sequelas e até 2.700,00 por vítima, para reembolso de despesas médico-hospitalares. Esse reembolso quando solicitado, tem um prazo de até 30 dias para ser entregue a família ou ao acidentado em caso de sequelas e despesas hospitalares.

Para solicitar o DPVAT 2017 é muito simples, basta que o interessado, no caso um dos membros da familia do acidentado ou até mesmo a própria pessoa que se acidentou, poderá entrar em contato pelo telefone SAC DPVAT – 0800-0221204 e esclarecer dúvidas a respeito de como contratar e quais os locais que deve ir para dar entrada noa indenização. Essa indenização poderá ser retirada em qualquer banco, pois todos tem autorização para creditar o valor da indenização ou reembolso.